Jornal da Mostra

28 de outubro de 2020

Mostra realizou lives e debates on-line; confira cada um deles.

Juri da 44ª Mostra
Juri da 44ª Mostra

No decorrer de sua 44ª edição, a Mostra organizou lives e debates on-line. Entre esse encontros estão a aula O Trabalho de Ruy Guerra, master class dividida em quatro partes e ministradas pelo próprio realizador; A Cinepoesia de Fernando Coni Campos, um debate que integrou a homenagem ao realizador brasileiro; o IV Fórum Mostra, nova edição do evento que discute políticas culturais, mercado e os rumos do audiovisual; o debate A Maconha e Seu Uso Medicinal, que debateu questões sobre a cannabis; e o Seminário Internacional Mulheres do Audiovisual e o II Fórum Nacional de Lideranças Femininas, eventos que reuniram lideranças femininas para debaterem a promoção da diversidade na indústria do audiovisual. 

Confira abaixo cada um desses eventos.

 

AULA "O TRABALHO DE RUY GUERRA" - ENCONTRO I

Comentário crítico-histórico sobre os filmes Quand le Soleil Dort (1958) e Os Cafajestes (1961).

 

AULA "O TRABALHO DE RUY GUERRA" - ENCONTRO II

Análise das sequências fundamentais de Os Fuzis (1964), Os Deuses e os Mortos (1970) e A Queda (1977).

 

AULA "O TRABALHO DE RUY GUERRA" - ENCONTRO III

Abordagem das adaptações de Gabriel García Márquez.

 

AULA "O TRABALHO DE RUY GUERRA" - ENCONTRO IV

Balanço crítico sobre a trajetória de Ruy Guerra e o fazer cinema no Brasil hoje.

 

A CINEPOESIA DE FERNANDO CONI CAMPOS

O primeiro desses eventos aconteceu na segunda-feira (26) e tratou da cinema de Fernando Coni Campos, e fez parte das homenagens ao cineasta dentro da Mostra. O debate teve a participação de Antonio Pitanga, protagonista de Ladrões de Cinema, Tânia Alves, atriz de O Mágico e o Delegado, Luis Abramo, cineasta e curador da obra de Coni Campos e Maria do Rosário Caetano, jornalista e crítica de cinema. A mediação ficou por conta do cineasta e pesquisador Joel Pizzini. 

Ainda dentro das homenagens ao cineasta, no dia 2 de novembro (segunda-feira) acontecerá a exibição de Ladrões de Cinema na área externa do Auditório Ibirapuera, às 20h.

 

IV FÓRUM MOSTRA - DIA 1: MESA DE VOLTA AOS SETS

Também ocorreu nesta quarta-feira (28), o primeiro dia do IV Fórum Mostra. A mesa De Volta aos Sets contou com Claudia da Natividade, da Zencrane Filmes, Caio Gullane, da Gullane Entretenimento, e Mayra Lucas, Glaz Entretenimento. A conversa foi mediada por Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum Mostra. 

 

IV FÓRUM MOSTRA - DIA 2: MESA "A VOLTA ÀS SALAS"

A mesa com o tema A Volta às Salas trouxe profissionais responsáveis por cinemas de São Paulo: André Sturm, do Petra Belas Artes, Adhemar de Oliveira, do Espaço Itaú de Cinemas, e Jean-Thomas Bernardini, do Reserva Cultural.  No debate, os profissionais contam como se mantiveram no período de fechamento, descrevem o presente e apontam suas perspectivas para o futuro próximo. 

 

IV FÓRUM MOSTRA - DIA 2: MESA " DESMISTIFICANDO O OSCAR"

O mediador Thiago Stivaletti recebeu os diretores associados do Oscar, Meredith Shea e Shawn Finnie, e foram abordadas questões como as novas exigências em relação à diversidade para a seleção dos filmes, a influência dos governos na indicação de longas que concorrem na categoria Melhor Filme de Língua Estrangeira e os desafios do Oscar 2021 perante à pandemia.

 

IV FÓRUM MOSTRA - DIA 3: MESA "NOVAS FORMAS DE VER"

A mesa Novas Formas de Ver contou com a mediação de Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum, e recebeu Alessandro Raja, do Festival Scope, Nathanaël Karmitz, da MK2, e José Luis Rebordinos, do Festival de San Sebastián. A conversa abordou questões como o futuro do cinema e como será a relação entre as salas de cinema e o streaming.

 

A MACONHA E SEU USO MEDICINAL

Com o tema A Maconha e Seu Uso Medicinal, o debate recebe os diretores dos documentários La Planta, Beto Brant, e Xeque-Mate, Bruna Piantino, além de Yael Steiner, produtora de La Planta, e da médica Carolina Nocetti.

 

SEMINÁRIO INTERNACIONAL MULHERES DO AUDIOVISUAL - ABERTURA: ONU MULHERES

O Seminário Internacional Mulheres do Audiovisual traz ao Brasil experiências de políticas públicas e ações da sociedade civil em diversos países para a promoção da diversidade na indústria do audiovisual. A abertura contou com Anastasia Divinskaya, Representante da ONU Mulheres no Brasil.

 

SEMINÁRIO INTERNACIONAL MULHERES DO AUDIOVISUAL -  MESA 1: FREE THE WORK 

O Free the Work incentiva as empresas a oferecer mais oportunidades para talentos subrepresentados da área da criação, dentre eles, as mulheres. Apoiada por grandes empresas, o banco de dados facilita que os universos da TV, do cinema e da música empreguem uma base de talentos mais diversificada. Com Alma Har’el e mediado por Kelly Castilho

 

SEMINÁRIO INTERNACIONAL MULHERES DO AUDIOVISUAL -  MESA 2: COLLECTIF 50/50 

Famoso pelo manifesto nas escadarias em Cannes com 82 mulheres da indústria audiovisual em 2018, o Collectif 50/50 é uma organização da sociedade civil que busca a equidade de gênero nas seleções de festivais. Com Delphyne Besse e mediado por Alexandra Loras.

 

SEMINÁRIO INTERNACIONAL MULHERES DO AUDIOVISUAL -  MESA 3: NETFLIX

A Netflix está comprometida em produzir as melhores histórias brasileiras, e esta fazendo isso com foco em ampliar a diversidade tanto na frente quanto por trás das câmeras - impulsionado a inclusão de talentos na realização de filmes e séries no Brasil. Com Maria Angela de Jesus e mediação de Debora Ivanov.

 

II FÓRUM NACIONAL LIDERANÇAS FEMININAS NO AUDIOVISUAL - ABERTURA: ONU MULHERES

O Fórum Nacional de Lideranças Femininas reune lideranças femininas de vários cantos do país para construir caminhos para ampliar a participação de mulheres em cargos estratégicos na indústria do audiovisual. A abertura contou com Ana Carolina Querino, Gerente de Programas da ONU Mulheres no Brasil.

 

II FÓRUM NACIONAL LIDERANÇAS FEMININAS NO AUDIOVISUAL - TRAJETÓRIAS: MARIZA LEÃO

A trajetória profissional de Mariza Leão conta com 45 anos produzindo filmes e séries em meio as constantes mudanças políticas do país. Ela se tornou uma das vozes mais ativas na construção de políticas de desenvolvimento da produção nacional. Com Mariza Leão e mediação de Ana Paula Sousa.