Jornal da Mostra

27 de outubro de 2020

Mostra faz debate sobre uso medicinal da cannabis

Juri da 44ª Mostra
Juri da 44ª Mostra

Na programação da 44ª Mostra, dois documentários retratam o Uruguai, a legalização da cannabis e seu uso medicinal: La Planta, de Beto Brant, e Xeque-Mate, de Bruna Piantino. 

Com o tema A Maconha e Seu Uso Medicinal, o debate recebe os diretores dos documentários, além de Yael Steiner, produtora de La Planta, e da médica Carolina Nocetti. A conversa acontece na sexta-feira, dia 30 de outubro, às 18h, com mediação de Ana Paula Sousa e transmissão pelo canal da Mostra no YouTube.

Acesse o link do debate para ativar a notificação.

De Beto Brant, La Planta vai até o Uruguai para explorar os benefícios da cannabis em tratamentos médicos e em seus benefícios para a qualidade de vida dos pacientes. O filme reúne diferentes perspectivas a partir de depoimentos de cultivadores, produtores artesanais, empreendedores de todas as escalas, além de pacientes, médicos, biólogos, químicos e associações.

Xeque-Mate, de Bruna Piantino, faz um paralelo entre a legalização da maconha no Uruguai e um jogo de xadrez, mostrando como cada ator social planeja sua jogada para tirar maior proveito da cannabis. O documentário tem entrevistas com profissionais de diversas áreas, como farmacêuticos e advogados, para traçar um panorama sociopolítico e explorar as mudanças na sociedade uruguaia desde a legalização da cannabis, levando em conta cenários culturais, políticos, econômicos, medicinais e industriais.


Debate: A Maconha e Seu Uso Medicinal

Quando: 30 de outubro (sexta-feira), às 18h

Onde: Canal da Mostra no Youtube