Jornal da Mostra

30 de outubro de 2020

Confira como foram os debates do IV Fórum Mostra

Juri da 44ª Mostra
Juri da 44ª Mostra

Em sua 4ª edição, o Fórum Mostra, ciclo de debates que leva as discussões sobre cinema para além dos filmes, foi transmitido on-line pela primeira vez, por meio da plataforma do Itaú Cultural e do canal da Mostra no YouTube, e ocorreu entre os dias 28 e 30 de outubro.

A temática das conversas também acompanhou esse novo cenário. A volta às gravações em sets, que foram suspensas durante a pandemia, e a reabertura das salas de cinema, a diversidade nas escolhas de filmes que concorrem ao Oscar e as novas formas de consumo do audiovisual, principalmente com o crescimento expressivo das plataformas de streaming, foram alguns dos temas abordados no Fórum.

Confira abaixo como foi cada uma das mesas.

IV FÓRUM MOSTRA - DIA 1: MESA DE VOLTA AOS SETS

A mesa De Volta aos Sets contou com Claudia da Natividade, da Zencrane Filmes, Caio Gullane, da Gullane Entretenimento, e Mayra Lucas, Glaz Entretenimento. A conversa foi mediada por Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum Mostra. 

 

IV FÓRUM MOSTRA - DIA 2: MESA "A VOLTA ÀS SALAS"

A mesa com o tema A Volta às Salas trouxe profissionais responsáveis por cinemas de São Paulo: André Sturm, do Petra Belas Artes, Adhemar de Oliveira, do Espaço Itaú de Cinemas, e Jean-Thomas Bernardini, do Reserva Cultural.  No debate, os profissionais contam como se mantiveram no período de fechamento, descrevem o presente e apontam suas perspectivas para o futuro próximo. 

 

IV FÓRUM MOSTRA - DIA 2: MESA "DESMISTIFICANDO O OSCAR"

O mediador Thiago Stivaletti recebeu os diretores associados do Oscar, Meredith Shea e Shawn Finnie, e foram abordadas questões como as novas exigências em relação à diversidade para a seleção dos filmes, a influência dos governos na indicação de longas que concorrem na categoria Melhor Filme de Língua Estrangeira e os desafios do Oscar 2021 perante à pandemia.

 

IV FÓRUM MOSTRA - DIA 3: MESA "NOVAS FORMAS DE VER"

A mesa Novas Formas de Ver contou com a mediação de Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum, e recebeu Alessandro Raja, do Festival Scope, Nathanaël Karmitz, da MK2, e José Luis Rebordinos, do Festival de San Sebastián. A conversa abordou questões como o futuro do cinema e como será a relação entre as salas de cinema e o streaming.