Jornal da Mostra

23 de outubro de 2020

Programa Masters in Short reúne curtas de Jia Zhangke, Jafar Panahi, Guy Maddin e Sergei Loznitsa

Foto

Imagem do filme Os Caçadores de Coelhos

Juri da 44ª Mostra
Juri da 44ª Mostra

O programa Masters in Short reúne cinco curtas-metragens de diretores renomados. As obras podem ser vistas pela plataforma Mostra Play.

A Visita tem direção de Jia Zhangke, que assina o pôster da 44ª Mostra. Na trama fictícia, dois amigos se encontram sob as novas condições impostas pela pandemia do novo coronavírus: com máscaras, eles se encontram após suas temperaturas serem medidas, do aperto de mão ser recusado e da oferta de álcool em gel no lugar do café. O curta faz parte do projeto Spaces #2, produzido pelo Festival Internacional de Cinema de Tessalônica, na Grécia, que convidou cineastas para filmarem, de suas casas, um comentário sobre a nova realidade que vivemos.

O iraniano Jafar Panahi apresenta o curta documental Escondida. O cineasta viaja em busca de uma jovem com uma voz encantadora que foi proibida de cantar pelas autoridades iranianas. O curta integra o longa-metragem Celles qui Chantent.

Dos diretores Guy Maddin, Evan Johnson e Galen Johnson, vêm os curtas Os Caçadores de Coelhos e O Adivinhador. O primeiro, com a atriz Isabella Rossellini, é uma homenagem ao centenário de Federico Fellini. 

O Adivinhador, exibido nos festivais de Berlim e de Nova York, é um filme mudo e absurdo, em preto e branco. Na trama, um homem trabalha sob o apelido de “Stump the Guesser” e é capaz de adivinhar qualquer coisa por uns trocados. De repente, seus truques param de funcionar e ele se apaixona pela própria irmã, que acreditava estar desaparecida.

De Sergei Loznitsa, Uma Noite na Ópera recupera imagens das décadas de 1950 e 1960 para revisitar as noites de gala na Ópera de Paris, frequentada por celebridades francesas e internacionais, pela realeza e por chefes de Estado. Com um estilo de edição requintado e humor suave, Loznitsa revive essa era glamorosa, quando reis, rainhas, presidentes e estrelas de cinema subiram as escadas do templo Garnier em adoração à arte da ópera. O curta é parte o longa-metragem Celles qui Chantent.