Jornal da Mostra

20 de outubro de 2020

Conheça os homenageados deste ano na 44ª Mostra

Juri da 44ª Mostra
Juri da 44ª Mostra

Como já é tradição, a Mostra homenageia personalidades do cinema dentro de cada edição do evento. 

Neste ano, porém o Prêmio Humanidade será entregue, pela primeira vez, a um grupo de pessoas: os funcionários da Cinemateca Brasileira. A instituição que já passou por incêndios, diferentes gestões, além de mudanças de sede, sempre foi mantida, ao longo da sua conturbada trajetória, pela vontade e resiliência dos que ali trabalhavam na manutenção de nosso acervo e memória audiovisual, e em especial, neste ano tão difícil. 

O Prêmio Humanidade também será entregue ao documentarista norte-americano Frederick Wiseman, que apresenta na Mostra seu mais recente trabalho, City Hall, filme que faz um mergulho na prefeitura de Boston para construir um ensaio visual sobre os sentidos da democracia. Wiseman constrói em sua trajetória no cinema uma radiografia institucional dos Estados Unidos, onde busca em cada um desses lugares e filmes o espaço do gesto humano.

Já o Prêmio Leon Cakoff irá para a produtora Sara Silveira, que está na Mostra com o filme Todos os Mortos, de Marco Dutra e Caetano Gotardo. A homenagem celebra a carreira de uma das mais importantes produtoras do cinema brasileiro, que em sua trajetória ajudou a revelar novos cineastas, fazendo com que as vozes desses realizadores ecoassem ao redor do mundo.

Conheça mais sobre cada um dos homenageados pela Mostra neste ano aqui.