Jornal da Mostra

10 de outubro de 2020

Prêmio do Júri é disputado por 88 filmes da seção Competição Novos Diretores

Foto

Imagem do filme

Juri da 44ª Mostra
Juri da 44ª Mostra

A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo entrega o Troféu Bandeira Paulista a cineastas que realizam seu primeiro ou segundo longa-metragem. Em 2020, 88 longas que integram a Competição Novos Diretores concorrem ao prêmio.

Do número total de filmes que compõem a seção, são selecionados aqueles mais votados pelo público, neste ano de forma virtual, ao fim das exibições da primeira semana de evento. Apenas as obras com as melhores avaliações são apresentadas ao Júri, que nesta edição reúne Cristina Amaral, Felipe Hirsch e Sara Silveira.

Realizada há mais de duas décadas, a Competição já premiou realizadores como o iraniano Jafar Panahi (O Balão Branco, 19ª Mostra, 1995), o francês Bruno Dumont (A Vida de Jesus, 21ª Mostra, 1997), o dinamarquês Thomaz Vinterberg (Festa de Família, 22ª Mostra, 1998), o mexicano Alejandro González Iñárritu (Amores Brutos, 24ª Mostra, 2000) e o brasileiro Marcelo Gomes (Cinema, Aspirinas e Urubus, 29ª Mostra, 2005).

Em 2019, o Júri concedeu o Troféu Bandeira Paulista a três filmes: Melhor Documentário para Honeyland (Macedônia do Norte), de Ljubomir Stefanov e Tamara Kotevska, e Melhor Ficção para Dente de Leite (Austrália), de Shannon Murphy, e System Crasher (Alemanha), de Nora Fingscheidt. 

Entre as obras recentemente premiadas estão ¡Las Sandinistas! (EUA), de Jenny Murray; O Pacto de Adriana (Chile), de Lissette Orozco; El Amparo (Venezuela, Colômbia), de Rober Calzadilla; Pardais (Islândia, Dinamarca, Croácia), de Rúnar Rúnarsson; Entre Mundos (Alemanha), de Feo Aladag; Lições de Harmonia (Cazaquistão, Alemanha, França), de Emir Baigazin; La Jaula de Oro (México), de Diego Quemada-Díez; Preenchendo o Vazio (Israel), de Rama Burshtein; Respirar (Áustria), de Karl Markovics, e Plano para a Paz (África do Sul), de Carlos Agulló e Mandy Jacobson.

Veja abaixo a lista de filmes que integram a Competição Novos Diretores na 44ª Mostra.

17 QUADRAS / 17 BLOCKS, de Davy Rothbart (EUA)

9,75, de Uluç Bayraktar (TURQUİA)

A MARINA / LA MARINA, de Étienne Galloy e Christophe Levac (CANADÁ)

A MORTE DO CINEMA E DO MEU PAI TAMBÉM/ THE DEATH OF CINEMA AND MY FATHER TOO, de Dani Rosenberg (ISRAEL)

A SANTA DO IMPOSSÍVEL / THE SAINT OF THE IMPOSSIBLE, de Marc Raymond Wilkins (SUÍÇA)

A TERRA É AZUL COMO UMA LARANJA / THE EARTH IS BLUE AS AN ORANGE, de Iryna Tsilyk (UCRÂNIA, LITUÂNIA)

A VIDA NA ESTRADA / LIFE ON THE ROAD, de Sidra Rezwan, Salwa Soleiman Sedo, Ekhlas Heydar Samubud e Adnan Faroq (IRAQUE)

AL-SHAFAQ - QUANDO O CÉU SE DIVIDE / AL-SHAFAQ - WHEN HEAVEN DIVIDES, de Esen Isik (SUÍÇA)

ANIMA, de Reza Golchin (IRÃ)

ANIMAIS NUS / NAKED ANIMALS, de Melanie Waelde (ALEMANHA)

APENAS MORTAIS / BEING MORTAL, de Liu Ze (CHINA)

ASSIM COMO ACIMA, ABAIXO / AS ABOVE, SO BELOW, de Sarah Fancis (LÍBANO)

CALAZAR / KALA AZAR, de Janis Rafa (HOLANDA, GRÉCIA)

CAMINHANDO CONTRA O VENTO / STRIDING INTO THE WIND, de Shujun Wei (CHINA)

CANDANGO: MEMÓRIAS DO FESTIVAL, de Lino Meireles (BRASIL)

CASA DE ANTIGUIDADES, de João Paulo Miranda Maria (BRASIL, FRANÇA)

CASULO / COCOON, de Leonie Krippendorff (ALEMANHA)

CAVALEIRO DE VERÃO / SUMMER KNIGHT, de Xing You (CHINA)

CHICO REI ENTRE NÓS, de Joyce Prado (BRASIL)

CHICO VENTANA QUERIA TER UM SUBMARINO / CHICO VENTANA TAMBIÉN QUISIERA TENER UN SUBMARINO, de Alex Piperno (URUGUAI, ARGENTINA, BRASIL, HOLANDA, FILIPINAS)

CICLO SOLITÁRIO / SINGLE CYCLE, de Qi Zhang (CHINA)

COLÔMBIA ERA NOSSA / COLOMBIA IN MY ARMS, de Jenni Kivistö e Jussi Rastas (FINLÂNDIA, DINAMARCA, SUÉCIA, FRANÇA)

CONTOS DA PRISÃO / TALES FROM THE PRISON CELL, de Abel Visky (HUNGRIA, CROÁCIA, REINO UNIDO)

CURRAL, de Marcelo Brennand (BRASIL)

DE VOLTA A VISEGRAD / BACK TO VISEGRAD, de Antoine Jaccoud e Julie Biro (SUÍÇA)

DE VOLTA PARA CASA - MARINA ABRAMOVIC E SEUS FILHOS / HOMECOMING - MARINA ABRAMOVIC AND HER CHILDREN, de Boris Miljkovic (SÉRVIA)

DENTE POR DENTE, de Julio Taubkin e Pedro Arantes (BRASIL)

DESENTERRAR / DIGGER, de Georgis Grigorakis (GRÉCIA, FRANÇA)

DEZESSEIS PRIMAVERAS / SPRING BLOSSOM, de Suzanne Lindon (FRANÇA)

EEB ALLAY OOO!, de Prateek Vats (ÍNDIA)

EM MEUS SONHOS / IN MY DREAM, de Murat Çeri (TURQUIA)

ENTRE CÃO E LOBO / BETWEEN DOG AND WOLF, de Irene Gutiérrez (ESPANHA, CUBA)

EQUINÓCIO / EQUINOX, de Lena Knauss (ALEMANHA)

ESPACATE / SPAGAT, de Christian Johannes Koch (SUÍÇA)

EYIMOFE (ESTE É MEU DESEJO) / EYIMOFE (THIS IS MY DESIRE), de Arie Esiri e Chuko Esiri (NIGÉRIA) 

ÊXTASE, de Moara Passoni (BRASIL)

EXÍLIO / EXILE, de Visar Morina (ALEMANHA, BÉLGICA, KOSOVO)

FAREWELL AMOR, de Ekwa Msangi (EUA)

FEELS GOOD MAN, de Arthur Jones (EUA)

FILHO DE BOI, de Haroldo Borges (BRASIL)

FÁBULAS RUINS / BAD TALES, de Fabio & Damiano D`Innocenzo (ITÁLIA, SUÍÇA)

GATILHO / TRIGGER, de Pavel Ganin (RÚSSIA)

HAVEL, de Slávek Horák (REPÚBLICA TCHECA)

IRMÃ, de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes (BRASIL)

JOSEP, de Aurélien Froment (ESPANHA, BÉLGICA, FRANÇA)

KAIRÓS, de Nicolás Buenaventura Vidal (FRANÇA, COLÔMBIA)

LA FRANCISCA, UMA JUVENTUDE CHILENA / LA FRANCISCA, A CHILEAN YOUTH, de Rodrigo Litorriaga (CHILE, FRANÇA, BÉLGICA)

LABIRINTO YO`EME / LABERINTO YO`EME, de Sergi Pedro Ros (MÉXICO, ESPANHA)

LIMIAR / THRESHOLD, de Rouzbeh Akhbari e Felix Kalmenson (CANADÁ, ARMÊNIA, TURQUIA)

LORELEI, de SABRINA DOYLE (EUA)

LUA VERMELHA / RED MOON TIDE, de Lois Patiño (ESPANHA)

LUXOR, de Zeina Durra (EGITO, REINO UNIDO)

MAMÃE, MAMÃE, MAMÃE / MUM, MUM, MUM, de Sol Berruezo Pichon-Rivière (ARGENTINA)

MAR DE DENTRO, de Dainara Toffoli (BRASIL)

MATE-O E DEIXE ESTA CIDADE / KILL IT AND LEAVE THIS TOWN, de Mariusz Wilczyński (POLÔNIA)

MATRIARCA / MATER, de Jure Pavlovic (CROÁCIA, SÉRVIA, FRANÇA, BOSNIA-HERZEGOVINA)

MEU CORAÇÃO SÓ IRÁ BATER SE VOCÊ PEDIR / MY HEART CAN`T BEAT UNLESS YOU TELL IT TO, de Jonathan Cuartas (EUA)

MOSQUITO, de Nuno Pinto (PORTUGAL, BRASIL, FRANÇA)

MULHER OCEANO, de Djin Sganzerla (BRASIL, JAPÃO)

MÃE DE ALUGUEL / THE SURROGATE, de Jeremy Hersh (EUA)

NEM HERÓI NEM TRAIDOR / NEITHER HERO NOR TRAITOR, de Nicolás Savignone (ARGENTINA)

O LIVRO DOS PRAZERES, de Marcela Lordy (BRASIL, ARGENTINA)

O NARIZ OU A CONSPIRAÇÃO DOS DISSIDENTES / NOS ILI ZAGOVOR NETAKIKH, de Andrey Khrzhanovsky
(RÚSSIA)

O NOME ENCRAVADO EM SEU CORAÇÃO / YOUR NAME ENGRAVED HEREIN, de Kuang-Hui LIU (TAIWAN)

O PEQUENO REFUGIADO / THE LITTLE REFUGEE, de Batin Ghobadi (TURQUIA, IRÃ)

O PERGAMINHO VERMELHO, de Nelson Botter Jr (BRASIL)

O PROBLEMA DE NASCER / THE TROUBLE WITH BEING BORN, de Sandra Wollner (ÁUSTRIA, ALEMANHA)

O TREMOR / THE TREMOR, de Balaji Vembu Chelli (ÍNDIA)

OS NOMES DAS FLORES / THE NAMES OF THE FLOWERS, de Bahman Tavoosi (BOLÍVIA, CANADÁ, EUA, CATAR)

PANQUIACO, de Ana Elena Tejera (PANAMÁ)

PARI, de Siamak Etemadi (GRÉCIA, FRANÇA, HOLANDA, BULGÁRIA)

PIEDRA SOLA, de Alejandro Telémaco Tarraf (ARGENTINA, MÉXICO, CATAR, REINO UNIDO)

PILATOS / PILATE, de Linda Dombrovszky (HUNGRIA)

PROBLEMAS COM A NATUREZA / THE TROUBLE WITH NATURE, de Illum Jacobi (DINAMARCA, FRANÇA)

REBELDES DE VERÃO / SUMMER REBELS, de Martina Saková (ALEMANHA, ESLOVÁQUIA)

SAMBA DE SANTO - RESISTÊNCIA AFRO-BAIANA, de Betão Aguiar (BRASIL)

SANGUINETTI, de Christian Diaz Pardo (MÉXICO, CHILE)

SEM RESSENTIMENTOS / NO HARD FEELINGS, de Faraz Shariat (ALEMANHA)

SILÊNCIO E PÔR DO SOL / SILENCE AND SUNSET, de Kazufumi Umemura (JAPÃO)

SOLO / TOPRAK, de Sevgi Hirschhäuser (ALEMANHA, TURQUIA)

SUMMERTIME, de Carlos López Estrada (EUA)

SUOR / SWEAT, de Magnus von Horn (POLÔNIA, SUÉCIA)

TENTEHAR - ARQUITETURA DO SENSÍVEL, de Paloma Rocha (BRASIL)

UMA MÁQUINA PARA HABITAR / A MACHINE TO LIVE IN, de Yoni Goldstein e Meredith Zielke (EUA)

VALENTINA, de Cássio Pereira dos Santos (BRASIL)

VERÃO BRANCO / SUMMER WHITE, de Rodrigo Ruiz Patterson (MÉXICO)

XEQUE MATE, de Bruna Piantino (BRASIL, URUGUAI)

ZANKA CONTACT, de Ismaël El Iraki (FRANÇA, MARROCOS, BÉLGICA)