Jornal da Mostra

09 de outubro de 2020

Perspectiva Internacional: filmes premiados e de diretores renomados integram a seleção

Foto

Imagem do filme

Juri da 44ª Mostra
Juri da 44ª Mostra

Com um total de 83 filmes, a seção Perspectiva Internacional faz uma seleção da produção cinematográfica recente ao redor do mundo, com longas-metragens que foram exibidos e premiados em festivais durante o último ano, novos trabalhos de diretores consagrados e filmes de revelações do cinema. Na Perspectiva Internacional estão representadas tanto cinematografias tradicionais como outras que dificilmente chegam ao Brasil.

Há na seleção deste ano produções como Nova Ordem, de Michel Franco, filme que abre a 44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e que foi premiado no Festival de Veneza, Vivos, de Ai Weiwei, e Miss Marx, de Susanna Nicchiarelli, também premiado em Veneza e exibido no Festival de San Sebastián.

Veja, abaixo, a lista completa de títulos que integram a seção Perspectiva Internacional.

499, de Rodrigo Reyes (EUA, MÉXICO)

1986, de Lothar Herzog (ALEMANHA, BELARUS)

A ARTE DE DERRUBAR / THE ART OF FALLISM, de Aslaug Aarsæther e Gunnbjørg Gunnarsdottir (NORUEGA, ÁFRICA DO SUL)

A DEUSA DOS VAGALUMES / GODDESS OF THE FIREFLIES, de Anaïs Barbeau-Lavalette (CANADÁ)

A HERDADE / THE DOMAIN, de Tiago Guedes (PORTUGAL, FRANÇA)

A PASTORA E AS SETE CANÇÕES / THE SHEPHERDESS AND THE SEVEN SONGS, de Pushpendra Singh (ÍNDIA)

A SAÍDA DOS TRENS / THE EXIT OF THE TRAINS, de Radu Jude e Adrian Cioflâncă (ROMÊNIA)

ANERCA, RESPIRAÇÃO DA VIDA / ANERCA, BREATH OF LIFE, de Markku Lehmuskallio e Johannes Lehmuskallio (FINLÂNDIA)

AO ENTARDECER / IN THE DUSK, de Sharunas Bartas (LITUÂNIA, FRANÇA, REPÚBLICA TCHECA, SÉRVIA, PORTUGAL, LETÔNIA)

ARAÑA / SPIDER, de Andrés Wood (CHILE, ARGENTINA, BRASIL)

AS VEIAS DO MUNDO / VEINS OF THE WORLD, de Byambasuren Davaa (ALEMANHA, MONGÓLIA)

ASSIM DESSE JEITO / JUST LIKE THAT, de Kislay (ÍNDIA)

BEANS, de Tracey Deer (CANADÁ)

BERLIN ALEXANDERPLATZ, de Burhan Qurbani (ALEMANHA, HOLANDA)

CICLO SOLITÁRIO / SINGLE CYCLE, de Qi Zhang (CHINA)

CORRENDO PARA O CÉU / RUNNING TO THE SKY, de Mirlan Abdykalykov (QUIRGUISTÃO)

CORVOS / CROWS, de Naghi Nemati (IRÃ, CANADÁ)

COZINHAR F*DER MATAR / COOK F**K KILL, de Mira Fornay (REPÚBLICA TCHECA, ESLOVÁQUIA)

CRIANÇAS DO SOL  / SUN CHILDREN, de Majid Majidi (IRÃ)

DAU. DEGENERAÇÃO / DAU. DEGENERATION, de Ilya Khrzhanovsky e Jekaterina Oertel (ALEMANHA, UCRÂNIA, REINO UNIDO)

DAU. NATASHA / DAU. NATASHA, de Ilya Khrzhanovsky e Jekaterina Oertel (ALEMANHA, UCRÂNIA, REINO UNIDO)

DIAS / DAYS, de Tsai Ming-Liang (TAIWAN)

ENTRE MORTES / IN BETWEEN DYING, de Hilal Baydarov (AZERBAIJÃO, MÉXICO, EUA)

ENTRE O CÉU E A TERRA / BETWEEN HEAVEN AND EARTH, de Najwa Najjar (PALESTINA, LUXEMBURGO, ISLÂNDIA)

ESTAVA CHOVENDO PÁSSAROS / AND THE BIRDS RAINED DOWN, de Louise Archambault (CANADÁ)

FEVEREIRO / FEBRUARY, de Kamen Kalev (BULGÁRIA, FRANÇA)

GATO NA PAREDE / CAT IN THE WALL, de Mina Mileva e Vesela Kazakova (BULGÁRIA, REINO UNIDO, FRANÇA)

GÊNERO, PAN / LAHI, HAYOP, de Lav Diaz (FILIPINAS)

GUERRA, de José Oliveira e Marta Ramos (PORTUGAL)

IMPEDIMENTO EM CARTUM / KHARTOUM OFFSIDE, de Marwa Zein (SUDÃO, NORUEGA, DINAMARCA)

IRMÃS SEPARADAS / SISTERS APART, de Daphne Charizani (ALEMANHA, GRÉCIA)

ISSO NÃO É UM ENTERRO, É UMA RESSURREIÇÃO / THIS IS NOT A BURIAL, IT`S A RESURRECTION, de Lemohang Jeremiah Mosese (LESOTO, ÁFRICA DO SUL, ITÁLIA)

JANTAR NA AMÉRICA / DINNER IN AMERICA, de Adam Rehmeier (EUA)

KUBRICK POR KUBRICK / KUBRICK BY KUBRICK, de Grégory Monro  (FRANÇA)

MÃES DE VERDADE / TRUE MOTHERS, de Naomi Kawase (JAPÃO)

MALMKROG, de Cristi Puiu (ROMÊNIA, SÉRVIA, SUÍÇA, SUÉCIA, BÓSNIA-HERZEGOVINA, MACEDÔNIA DO NORTE)

MEU REMBRANDT / MY REMBRANDT, de Oeke Hoogendijk (HOLANDA)

MINHA INCRÍVEL WANDA / MY WONDEFUL WANDA, de Bettina Oberli (SUÍÇA)

MINHA IRMÃ / MY LITTLE SISTER, de Stéphanie Chuat e Véronique Reymond (SUÍÇA)

MISS MARX, de Susanna Nicchiarelli (ITÁLIA, BÉLGICA)

MURMÚRIO / MURMUR, de Heather Young (CANADÁ)

NADANDO ATÉ O MAR SE TORNAR AZUL / SWIMMING OUT TILL THE SEA TURNS BLUE, de Jia Zhangke (CHINA)

NADIA, BORBOLETA / NADIA, BUTTERFLY, de Pascal Plante (CANADÁ)

NÃO HÁ MAL ALGUM / THERE IS NO EVIL, de Mohammad Rasoulof (IRÃ, ALEMANHA, REPÚBLICA TCHECA)

NARIZ SANGRANDO, BOLSOS VAZIOS / BLOODY NOSE EMPTY POCKETS, de Bill Ross IV e Turner Ross (EUA)

NIMBY, de Teemu Nikki (FINLÂNDIA)

NOSSA SENHORA DO NILO / OUR LADY OF THE NILE, de Atiq Rahimi (FRANÇA, BÉLGICA, RUANDA)

NOTTURNO, de Gianfranco Rosi (ITÁLIA, FRANÇA, ALEMANHA)

NOVA ORDEM / NEW ORDER, de Michel Franco (MÉXICO, FRANÇA)

NÚMEROS / NUMBERS, de Oleg Sentsov e Akhtem Seitablaev (UCRÂNIA, POLÔNIA, REPÚBLICA TCHECA, FRANÇA)

O ANO DA MORTE DE RICARDO REIS / THE YEAR OF THE DEATH OF RICARDO REIS, de João Botelho (PORTUGAL)

O CAMINHO PARA MOSCOU / ONE WAY TO MOSCOW, de Micha Lewinsky (SUÍÇA)

O CHARLATÃO / CHARLATAN, de Agnieszka Holland (REPÚBLICA TCHECA)

O CLUBE VINLAND / THE VINLAND CLUB, de Benoit Pilon (CANADÁ)

O DESPERTAR DE FANNY LYE / FANNY LYE DELIVER`D, de Thomas Clay (REINO UNIDO, ALEMANHA)

O NEON ATRAVÉS DO OCEANO / THE NEON ACROSS THE OCEAN, de Matthew Victor Pastor       (FILIPINAS, AUSTRÁLIA)

O PARAÍSO DA SERPENTE / SERPENT`S PARADISE, de Bernardo Arellano (ITÁLIA, MÉXICO, EUA)

O SÉCULO 20 / THE TWENTIETH CENTURY, de Matthew Rankin (CANADÁ)

O ÚLTIMO BANHO / THE LAST BATH, de David Bonneville (FRANÇA, PORTUGAL)

OLLIVER HAWK, O HIPNOTIZADOR / OLLIVER HAWK, THE HYPNOTIST, de Arthur Franck (FINLÂNDIA)

ORDEM MORAL / MORAL ORDER, de Mário Barroso (PORTUGAL)

PAI / FATHER, de Srdan Golubović (SÉRVIA)

PAISAGEM NA SOMBRA / SHADOW COUNTRY, de Bohdan Sláma (REPÚBLICA TCHECA)

POPPIE NONGENA / POPPIE NONGENA, de Christiaan Olwagen (ÁFRICA DO SUL)

PRAZER, CAMARADAS! / A PLEASURE, COMRADES!, de José Filipe Costa (PORTUGAL)

QUANDO A LUA ESTAVA CHEIA / WHEN THE MOON WAS FULL, de Narges Abyar (IRÃ)

QUANDO ANOITECE / THE EVENING HOUR, de Braden King (EUA)

ROSE INTERPRETA JULIE / ROSE PLAYS JULIE, de Joe Lawlor e Christine Molloy      (IRLANDA, REINO UNIDO)

SEM CABEÇA / HEADLESS, de Kaveh Sajjadi Hosseini (IRÃ)

SEM SOM / SOUNDLESS, de Behrang Dezfoulizadeh (IRÃ)

SEM VOZ / THE VOICELESS, de Pascal Rabaté (FRANÇA)

SHIRLEY / SHIRLEY, de Josephine Decker (EUA)

SIBÉRIA / SIBERIA, de Abel Ferrara (ITÁLIA, ALEMANHA, MÉXICO)

SOROS / SOROS, de Jesse Dylan (EUA)

SPORTIN` LIFE / SPORTIN` LIFE, de Abel Ferrara (FRANÇA)

STARDUST, de Gabriel Range (REINO UNIDO)

UIVOS SÃO OUVIDOS / THE HOWLS, de Julio Hernández Cordón (MÉXICO)

UM CRIME COMUM / A COMMON CRIME, de Francisco Márquez (ARGENTINA, BRASIL, SUÍÇA)

VENCIDOS DA VIDA, de Rodrigo Areias (PORTUGAL)

VIVOS, de Ai Weiwei  (ALEMANHA, MÉXICO)

WALDEN, de Bojena Horackova (FRANÇA, LITUÂNIA)

WELCOME TO CHECHNYA, de David France (EUA)

WINONA, de Alexandros Voulgaris (GRÉCIA)