Jornal da Mostra

21 de outubro de 2020

Confira os eventos que fazem parte da programação da 44ª Mostra

Juri da 44ª Mostra
Juri da 44ª Mostra

Nem só de filmes vive a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. O Fórum Mostra, que traz mesas de debate com profissionais do cinema, já é tradicional no festival. Diretores também costumam participar de bate-papos com o público, após as exibições de seus filmes. Esses eventos estarão presentes na 44ª edição, mas transmitidos on-line.

E, neste ano, uma novidade: o curso de cinema com Ruy Guerra e Adilson Mendes. O curso é formado por quatro encontros transmitidos ao vivo pela internet, no canal da Mostra no YouTube, nos dias 23, 25, 27 e 29 de outubro, sempre às 18h. Nas conversas, Ruy Guerra Serão quatro encontros reflete sobre seu primeiro filme no Institut des Hautes Études Cinématographiques (IDHEC), nos anos 1950, passando pelo Cinema Novo, na década de 1960, até o presente. 

Para participar, é preciso preencher o formulário de inscrição.

No dia 26 de outubro, segunda-feira, às 18h acontece o debate A Cinepoesia de Fernando Coni Campos, dentro da homenagem ao cineasta na Mostra. O debate ocorrerá no canal da Mostra no YouTube e terá a participação de Antonio Pitanga, Tânia Alves, Luis Abramo e Maria do Rosário Caetano. A mediação ficará por conta do cineasta e pesquisador Joel Pizzini. 

Já o Fórum Mostra traz, nos dias 28, 29 e 30 de outubro, cinco debates sobre temas variados e muito atuais: a volta aos sets de gravação e às salas de cinema, após meses de distanciamento social impostos pela pandemia, as mudanças no hábito de consumo do audiovisual e os desafios do Oscar 2021 frente ao congelamento das produções neste ano.

Mediadas pela jornalista Ana Paula Sousa, as conversas trazem convidados como o produtor Caio Gullane, André Sturm, Adhemar de Oliveira, Nathanaël Karmitz e Meredith Shea, diretora associada do Oscar, 

O Fórum também engloba, ainda, o evento Da Palavra à Imagem, um pitching que apresenta a produtores obras literárias que têm potencial para serem adaptadas ao cinema.

A quarta edição do Fórum Mostra será transmitido pelo Itaú Cultural e pelo canal da Mostra no YouTube.

O debate A Maconha e seu Uso Medicinal acontecerá no dia 30 de outubro, às 18h e contará com a participação de Beto Brant, diretor de La Planta e da produtora do filme, Yael Steiner, além de Bruna Piantino, diretora de Xeque-Mate e da médica Carolina Nocetti. A jornalista Ana Paula Sousa será a mediadora e a trasmissão será no canal da Mostra no YouTube.

Nos dias 3 e 4  de novembro, o Fórum Nacional de Lideranças Femininas homenageia a produtora Mariza Leão e promove mesas de conversa com profissionais, como Laís Bodanzky, Renata de Almeida e a cineasta israelense Alma Har’el.