Jornal da Mostra

24 de outubro de 2020

Último dia do Fórum Mostra tem conversa sobre o novo cenário do audiovisual

Juri da 44ª Mostra
Juri da 44ª Mostra

Na sexta-feira (30), o IV Fórum Mostra encerra seu ciclo de debates com uma temática bem atual: os novos rumos do audiovisual, frente ao aumento de consumo por streaming, o cancelamento de festivais e o fechamento de sets. No mesmo dia, ocorre, dentro do Fórum, o evento Da Palavra à Imagem, que destaca obras literárias que poderiam ser adaptadas ao cinema.

Nesta 44ª Mostra, o Fórum tem transmissão pela internet, por meio da plataforma do Itaú Cultural e do canal da Mostra no YouTube.

Às 10h, a mesa Novas Formas de Ver discute as mudanças obrigatórias nos hábitos de consumo – trazidas pelo mundo digital e aceleradas pela pandemia –, o cancelamento de festivais e o fechamento dos sets obrigaram toda a cadeia do audiovisual a se reinventar. 

Confira aqui o link para a última mesa do IV Fórum Mostra.

Com mediação de Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum, a mesa recebe Alessandro Raja, do Festival Scope, Nathanaël Karmitz, da MK2, e José Luis Rebordinos, do Festival de San Sebastián. A conversa aborda questões como o futuro do cinema (e como ele será visto), o que os profissionais do setor aprenderam com a pandemia da Covid-19 e como será a relação entre as salas de cinema e o streaming.

Às 14h, o Fórum abriga, mais uma vez, o evento Da Palavra à Imagem, um pitching que procura apresentar, para produtores de cinema, obras literárias que poderiam ser adaptadas para o cinema ou para a televisão. 

Com o tema Narrativas Brasileiras, o encontro acontece de forma virtual, na plataforma Sympla, mediante inscrição prévia. O evento tem curadoria de Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um, e coordenação da produtora Denise Gomes.

 

10h: Novas Formas de Ver

Participantes:

Alessandro Raja, Festival Scope

Nathanaël Karmitz, MK2

José Luis Rebordinos, Festival de San Sebastian Festival

Mediação: Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum Mostra

 

14h: Da Palavra à Imagem

 

Saiba mais sobre os convidados da mesa Novas Formas de Ver:

Alessandro Raja

É CEO e cofundador do Festival Scope e do Festival Scope Pro. Anteriormente, trabalhou com vendas e compras internacionais na Celluloid Dreams. Raja também trabalha na programação do Festival de Sarajevo e é um dos organizadores do Festival Artekino.

José Luis Rebordinos

Desde 2011, é diretor do Festival de San Sebastián. É membro da Academia de Cinema Europeu e é membro honorário da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Argentina. Em 2015, recebeu uma medalha de ouro por mérito em artes do Conselho de Ministros da Espanha. Tem diploma em pedagogia e é coautor de vários livros sobre cineastas bascos e sobre o cinema asiático.

Nathanaël Karmitz

Iniciou a carreira no cinema em 1992, como diretor de curtas-metragens. Em 1997, juntou-se ao time da MK2, foi CEO e, atualmente, é Presidente do Conselho na empresa. Produziu diversos filmes premiados em festivais, como Paranoid Park (2007), de Gus Van Sant, Horas de Verão (2008) e Depois de Maio (2012) de Olivier Assayas, e Cópia Fiel (2010) e Um Alguém Apaixonado (2012), de de Abbas Kiarostami. Na França, Karmitz trabalhou na distribuição de mais de 50 filmes. Em 2010, ele fundou o Germain Paradisio, o primeiro cinema de luxo on-demand de Paris. Em 2014, comprou a CINESUR, a maior rede de cinemas da Espanha.