21 de outubro de 2025
“De Lugar Nenhum”, de Miguel Gonçalves Mendes

No próximo sábado (25), a 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo promove a exibição gratuita do documentário “De Lugar Nenhum”, do cineasta Miguel Gonçalves Mendes, filme que faz sua estreia mundial no evento.
A sessão, que ocorre às 19h40 na Sala Petrobras na Mostra, localizada na Cinemateca Brasileira, será seguida de uma masterclass com o escritor português Valter Hugo Mãe, personagem central do filme e autor da arte do pôster desta edição.
Os ingressos para o evento (filme + conversa) começam a ser distribuídos na bilheteria do local uma hora antes, a partir das 18h40.
A obra faz um retrato de Valter Hugo Mãe, acompanhando o escritor por um período de sete anos, momento em que o autor escrevia o romance “A Desumanização”, entre viagens pela Islândia, Brasil, Portugal, Colômbia e Macau.
O documentário, uma meditação visual sobre solidão, perda e pertencimento, conta com as participações da cartunista Laerte Coutinho e do compositor islandês Hilmar Örn Hilmarsson, mentor de bandas como Sigur Ros e Bjork.
O filme integra o projeto “O Sentido da Vida”, no qual o diretor Miguel Gonçalves Mendes trabalha há mais de uma década — um conjunto de nove longas-metragens que forma um caleidoscópio de figuras contemporâneas.
Na masterclass, que encerra o V Encontro de Ideias Audiovisuais, participam, além de Valter Hugo Mãe e do realizador do filme, a cartunista Laerte Coutinho e a apresentadora Roberta Martinelli.
Exibição do filme “De Lugar Nenhum” + Masterclass com Valter Hugo Mãe
25 de outubro, sábado, das 19h40 às 22h. A sessão do documentário começa às 19h40 e a masterclass, às 21h
Sala Petrobras na Mostra - Cinemateca Brasileira: Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino
600 lugares. Entrada gratuita
A retirada do ingresso deve ser feita na bilheteria do cinema a partir de uma hora antes do evento