Jornal da Mostra

02 de março de 2021

Mostra faz a cobertura do Festival de Berlim on-line

redação

Thiago Stivaletti, especial para o Jornal da Mostra

Foto

Cena do filme Brother`s Keeper (Turquia), de Ehit Karahan

Juri da 44ª Mostra
Juri da 44ª Mostra

Durante esta semana, o Jornal da Mostra vai publicar boletins com alguns destaques do 71o Festival de Berlim, que acontece de 1 a 5 de março em formato exclusivamente on-line por conta da pandemia. Os vencedores do Urso de Ouro e outros premiados serão conhecidos nesta sexta-feira.

OS CAMINHOS INESPERADOS DE HONG SANG-SOO

O coreano Hong Sang-soo (de O Dia Depois, 41a Mostra) é considerado um dos mais talentosos – e prolíficos diretores em atividade. Tornou-se um queridinho dos festivais com seus filmes de produção simples, personagens cujas histórias comuns se entrecruzam, pequenos mistérios espalhados por suas narrativas. Ele voltou à competição de Berlim com Introduction, filme curto de apenas 66 minutos, que tem uma pequena parte rodada em Berlim – sua segunda incursão na Europa, depois de filmar na França (A Câmera de Claire).

Em Introduction, mais uma vez Sang-soo nos deixa flutuando um pouco soltos em uma trama que demora um pouco a se revelar – não sabemos de cara quem é o protagonista; a história que se passa na Alemanha parece ser mais importante do que depois se revela. O jovem Youngho namora Juwon, mas ela logo vai morar em Berlim para estudar moda. Mal ela chega na nova cidade, ele pega um avião e vai visitá-la, o que a deixa um pouco incomodada. Não entendemos como fica o casal.

Corta para algum tempo depois, quando o rapaz reaparece numa cidade litorânea da Coreia do Sul para um almoço com sua mãe, que não quer que ele desista da carreira de ator, e um amigo dela, um famoso ator de teatro. Como em outros filmes de Sangsoo, também temos uma cena de almoço em que um ou mais personagens bebem demais e lançam verdades na cara dos outros; algumas frases que ficam na cabeça do espectador – "quando um homem abraça uma mulher, não importa a situação, é sempre amor"; e uma sequência que só algum tempo depois vamos entender se tratar não da realidade, mas de um sonho.

Um cineasta que explora ao máximo as potências de sua história, sem fechar significados, e que por isso nos deixa sempre com vontade de ver mais.

UM ROBÔ É MELHOR NAMORADO DO QUE UM HOMEM?

A alemã Maria Schrader tem uma trajetória singular. Ela ficou famosa no mundo todo como atriz em 1999 com o romance lésbico Aimée & Jaguar, sucesso no circuito cult de cinemas de São Paulo. No ano passado, ela foi responsável por um dos maiores sucessos da Netflix: Nada Ortodoxa, minissérie sobre uma garota judia que foge de um casamento arranjado em Nova York para iniciar uma vida livre em Berlim.

Em Berlim, ela compete pelo Urso de Ouro pela primeira vez como diretora com I`m Your Man, que mistura a série Black Mirror com as comédias românticas de Julia Roberts. Alma, uma cientista, aceita participar de um teste e leva para casa um robô desenhado para ser o homem perfeito: atende todos os pedidos dela, se esforça para arrumar a casa, detecta imediatamente quando algo que ele disse a contrariou e tenta resolver. Mas Alma está tão desiludida com os homens que custa a acreditar que mesmo uma máquina possa ser um bom namorado. Como bom filme alemão, I`m Your Man investe num humor sóbrio e está longe de arrancar risadas. Mas Schrader consegue desenvolver ótimas reflexões sobre o amor, a solidão, a necessidade de errar para evoluir – e a nossa preguiça de investir em outros "seres humanos" em tempos de celular e aplicativos.

A TRAGÉDIA ANUNCIADA EM UM GRANDE FILME TURCO

Na mostra Panorama, um grande filme turco marcou o primeiro dia com seu retrato impiedoso da violência contra crianças num internato na região da Anatólia. Em Brother`s Keeper (algo como "O guardião do irmão"), dezenas de crianças curdas são educadas por professores turcos numa região da Anatólia. Num inverno inclemente, as crianças recebem castigos como tomar banho gelado e levar tapas no rosto. No dia seguinte ao banho, o garoto Memo não acorda – parece estar inconsciente por hipotermia. Seu colega, Yusuf, faz de tudo para avisar os professores e diretores da tragédia anunciada. Mas a ambulância demora a chegar por conta da neve, enquanto os adultos começam um violento jogo de empurra para ver em quem recai a responsabilidade.

Amparado também por uma excelente fotografia do inverno turco, Brother`s Keeper é o segundo filme do diretor turco Ehit Karahan, um nome a se seguir de perto nos próximos anos, e traz uma atuação inesquecível do menino Samet Yildiz como Yusuf.