Jornal da Mostra

09 de outubro de 2020

IV Fórum Mostra reflete sobre a pandemia e o futuro do audiovisual

Juri da 44ª Mostra
Juri da 44ª Mostra

Neste ano de 2020, o Fórum Mostra chega à quarta edição e, seguindo os protocolos sanitários decorrentes da Covid-19, acontece de forma virtual. O IV Fórum Mostra tornou-se, no processo de adequação ao novo contexto, mais enxuto e mais internacionalizado.

Habitualmente realizados no auditório do Itaú Cultural, os debates desta edição serão transmitidos pelas plataformas do Itaú Cultural e da Mostra. A programação central se dividirá em três dias —de 28 de outubro a 30 de outubro.

Num ano como este, no qual os cinemas foram fechados, os sets interrompidos e, ao mesmo tempo, o consumo audiovisual explodiu, o IV Fórum procura contribuir para a reflexão sobre o atual momento e o futuro dessa atividade que, apesar de todos os desafios impostos pela pandemia, mostra-se mais viva que nunca.

Entre os temas que o Fórum vai abrigar está a questão da memória e da preservação audiovisual.  Outra discussão proposta pelo IV Fórum é sobre as "novas formas de ver". As mudanças nos hábitos de consumo durante o isolamento social, o cancelamento de festivais e o fechamento dos sets obrigaram a cadeia do audiovisual a se reinventar. O retorno aos sets do Brasil é mais um dos aspectos a ser abordado pelas mesas on-line, a partir das experiências concretas de quem decidiu retomar as filmagens este ano e se viu às voltas com a presença de enfermeiros e biomédicos nos sets, com testes de Covid-19 e alterações nos roteiros.

Por fim, a importância dos apoios públicos para a produção local —colocada em foco pelo Fórum Mostra desde a primeira edição— voltará a ser debatida, tendo como ponto de partida a crise pela qual passa a Agência Nacional do Cinema (Ancine).