Jornal da Mostra

24 de outubro de 2020

Fórum Mostra tem debates sobre a reabertura das salas de cinema e a seleção para o Oscar

Juri da 44ª Mostra
Juri da 44ª Mostra

A 4ª edição do Fórum Mostra, que leva as discussões sobre cinema para além dos filmes, tem transmissão pela internet neste ano, por meio da plataforma do Itaú Cultural e do canal da Mostra no YouTube. No segundo dia de debates, na quinta-feira (29), duas mesas discutem a reabertura das salas de cinema, que precisaram fechar durante a pandemia, e os novos desafios do Oscar.

Às 10h, a mesa com o tema A Volta às Salas traz profissionais responsáveis por cinemas de São Paulo: André Sturm, do Petra Belas Artes, Adhemar de Oliveira, do Espaço Itaú de Cinemas, e Jean-Thomas Bernardini, do Reserva Cultural. 

O link para a exibição dessa mesa pode ser acessado aqui.

Os três cinemas têm tradição na exibição de filmes da Mostra. No debate, os profissionais contam como se mantiveram no período de fechamento, descrevem o presente e apontam suas perspectivas para o futuro próximo. A conversa tem mediação de Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum Mostra.

Já às 14h, é a vez da mesa Desmistificando o Oscar. O mediador Thiago Stivaletti recebe os diretores associados do Oscar, Meredith Shea e Shawn Finnie. Eles respondem perguntas sobre a maior premiação do cinema, realizada pela Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood. 

O link para a exibição dessa mesa pode ser acessado aqui.

Serão abordadas questões como as novas exigências em relação à diversidade para a seleção dos filmes, a influência dos governos na indicação de longas que concorrem na categoria Melhor Filme de Língua Estrangeira e os desafios do Oscar 2021 perante à pandemia do novo coronavírus, que congelou as produções neste ano.

Confira como foi o primeiro dia do IV Fórum Mostra.

 

10h: A Volta às Salas 

Participantes

André Sturm, Cine Belas Artes

Adhemar de Oliveira, Itaú Cinemas

Jean-Thomas Bernardini, Reserva Cultural

Mediação: Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum Mostra

 

14h: Desmistificando o Oscar

Participantes:

Meredith Shea, diretora associada do Oscar 

Shawn Finnie, diretor associado do Oscar 

Mediação: Thiago Stivaletti

 

Saiba mais sobre os convidados da mesa A Volta às Salas:

Adhemar de Oliveira

Dedica-se à exibição de filmes há mais de 30 anos, com especial destaque para os cinemas brasileiro e independente. Criou diversos projetos para incentivar a formação de novas plateias e a apresentação de novos formatos, como a Escola no Cinema, Curta Petrobras às Seis, e as Ações Culturais, formadas pelas sessões especiais Clube do Professor, Sessão Popular, Sessão Latina e Clubes 3.ª Idade e Jovem. Atualmente, é responsável pela programação de 60 salas e diretor de programação do Espaço Itaú de Cinema. Também é distribuidor de filmes independentes e brasileiros, por meio da Espaço Filmes e da Arteplex Filmes.

André Sturm

É cineasta e produtor. Iniciou seu trabalho no cinema em 1984, no Cineclube da GV. Participou da criação do Cineclube Oscarito. Em 1989, criou a Pandora Filmes, que, na época, foi a primeira distribuidora independente do país. Assumiu, reforçou e reabriu o Cinema Belas Artes, atualmente Petra Belas Artes. Foi coordenador de programação da Cinemateca Brasileira e da Unidade de Fomento e Difusão na Secretaria de estado da Cultura. Durante o período que assumiu a diretoria do Museu da Imagem e do Som (MIS-SP), a instituição recebeu exposições marcantes, como Stanley Kubrick, David Bowie e Castelo Rá-Tim-Bum. Foi ainda Secretário Municipal de Cultura entre 2017 e 2019. É diretor e presidente de diversas associações de classe no audiovisual, como ABD-SP, ABD-Nacional, APACI e SIAESP. Em 2020, criou o serviço de streaming Petra Belas Artes e o Belas Artes Drive-in.

Jean-Thomas Bernardini

Francês radicado no Brasil, participou da produção de um longa-metragem na França, motivo que o levou a abrir a própria distribuidora no Brasil, a Imovision, em 1989. Focado no cinema de arte, com grande atuação no mercado internacional, já lançou mais de 500 filmes no Brasil, incluindo obras consagradas e premiadas nos maiores festivais de cinema do mundo. Além da Imovision, é o responsável pela criação do projeto Reserva Cultural, que conta com um complexo de salas de cinema em São Paulo, na Avenida Paulista, e outro em Niterói, no Rio de Janeiro, no Caminho Niemeyer.

 

Saiba mais sobre os convidados da mesa Desmistificando o Oscar:

Meredith Shea

É diretora associada da Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood e supervisiona as categorias Melhor Animação e Melhor Filme em Língua Estrangeira. Meredith é formada Universidade St. John’s, em Nova York, e começou sua carreira trabalhando na Everett Collection, o acervo de filmes de Manhattan. 

Shawn Finnie

Após o movimento Oscars So White, que criticou a indicação de profissionais brancos à grande maioria das categorias, Finnie criou, em 2016, o cargo que ocupa até hoje: é diretor associado da Academia, com um olhar atento à diversidade. Ele se mudou de Los Angeles para Nova York, onde chegou a ficar sem moradia enquanto trabalhava como assistente para um CEO da Academia. Atualmente, sua missão é aumentar a diversidade nas votações do Oscar, para garantir que nenhum profissional seja esquecido.