Jornal da Mostra

12 de outubro de 2025

49ª Mostra exibe 78 documentários em sua programação; saiba mais

Foto

"Com Causa", de Belisario Franca e Pedro Nóbrega

Juri da 44ª Mostra
Juri da 44ª Mostra

Os documentários presentes na 49ª Mostra traçam um amplo panorama dos acontecimentos contemporâneos pelo mundo; conflitos regionais, múltiplos olhares sobre a população palestina em Gaza, a guerra na Ucrânia e no Sudão, temas políticos, sociais e ambientais, além de narrativas que revelam retratos históricos e pessoais distintos, e constroem diferentes visões de uma realidade cada vez mais complexa.

A seleção também inclui filmes sobre personalidades públicas, artistas, músicos e cineastas, além de trabalhos com diferentes abordagens ensaísticas e títulos que muitas vezes misturam as fronteiras entre ficção e documentário.

A programação apresenta os novos filmes de cineastas como Gianfranco Rosi, Pierre Creton, Kamal Aljafari, Laura Poitras, Aleksandr Sokurov, Tsai Ming-liang, Alexander Kluge, Rita Azevedo Gomes e Denis Côté, além de uma seleção de documentários que foram premiados em festivais internacionais, como “Imago”, que levou o prêmio de melhor documentário no Festival de Cannes, “Cabelo, Papel, Água…”, de Nicolas Graux e Trương Minh Quý, exibido no Festival de Locarno, onde conquistou o prêmio de melhor filme na seção Cineastas do Presente e o Pardo Verde, concedido a obras com temática ambiental; o vencedor do Prêmio da Paz no Festival de Berlim, “Cartum”, e “Madre Vera”, melhor documentário no Festival de Londres.  

“De Lugar Nenhum”, de Miguel Gonçalves Mendes, tem estreia mundial na 49ª Mostra. O documentário acompanha o escritor português Valter Hugo Mãe — que assina o pôster desta edição — enquanto ele trabalha em seu romance “A Desumanização”, entre viagens pela Islândia, Brasil, Portugal, Colômbia e Macau.

A 49ª Mostra também exibe outros títulos documentais em primeira mão. “Alma Errante - Hibakusha”, de Joel Yamaji, registra a história de Takashi Morita. Ex-soldado da Guarda Imperial no Japão, ex-relojoeiro e sobrevivente da bomba atômica sobre Hiroshima em 1945, ele se tornou um ativista pela paz. O filme será exibido em memória aos 80 anos dos bombardeios a Hiroshima e Nagasaki.

O próprio cinema também é tema de documentários exibidos na 49ª Mostra. Entre eles, a série documental “Mr. Scorsese”, de Rebecca Miller, um retrato cinematográfico da vida e obra de Martin Scorsese, e que explora as múltiplas facetas de um visionário que redefiniu a linguagem do cinema, incluindo sua carreira extraordinária e sua trajetória pessoal singular. 

Confira os filmes da programação e descubra mais sobre os documentários presentes na 49ª Mostra.