Jornal da Mostra

05 de março de 2021

Berlim 2021: Urso de Ouro vai para comédia romena que retrata nosso presente de isolamento e ansiedade

redação

Thiago Stivaletti, para o Jornal da Mostra

Juri da 44ª Mostra
Juri da 44ª Mostra

Em 2021, tudo foi diferente no Festival de Berlim. A direção do festival decidiu anunciar os vencedores do Urso de Ouro e outros prêmios na hora do almoço desta sexta, último dia de programação do festival, quando muitos filmes ainda estavam sendo vistos pelos profissionais de mercado e pela imprensa.

O Urso de Ouro foi para Bad luck banging or Looney porn, de Radu Jude, uma comédia escrachada sobre uma professora de História que vê uma sex tape que fez com o marido vazar na internet, e colocar sua posição na escola onde leciona em risco. O filme de Jude não tem medo de encenar uma situação pornográfica e ainda faz piada do momento pandêmico em que vivemos, com pessoas na Romênia e no mundo todo sem saber muito bem como se comportar com máscara. Também inclui uma parte em que muitas piadas sobre a história da Romênia são contadas, numa montagem livre e sem amarras.

O júri, que foi composto de seis diretores que já venceram o Urso de Ouro, entre eles o iraniano Mouhamad Rasoulof (Não Há Mal Algum, 44ª Mostra) e o israelense Nadav Lapid, de Synonimes: justificou: "É um filme que tem a rara qualidade de uma obra de arte duradoura. Captura na tela o conteúdo e a essência, o corpo e a mente, os valores e a própria carne do nosso momento presente. Deste momento preciso da existência humana".

O Urso de Prata, ou Grande Prêmio do Júri, foi para o japonês Wheel of fortune and fantasy (Roda da fortuna e da fantasia), de Ryusuke Ramaguchi, um filme no qual "onde normalmente os diálogos e as palavras terminam na vida, neste filme é onde eles apenas começam", na avaliação do júri.

O Urso de melhor direção foi para o húngaro Dénes Nagy, do drama de guerra Natural Light, sobre a ocupação do exército húngaro aliado dos nazistas na Rússia em plena Segunda Guerra.

Numa prova dos novos tempos, nenhum ator (masculino) foi premiado, e duas atrizes levaram um Urso de Prata para casa: a alemã Maren Eggert foi escolhida a melhor protagonista por viver a cientista que precisa aprender a abrir seu coração para um homem-robô em I`m Your Man, no qual foi dirigida por outra atriz, a veterana Maria Schrader. E a húngara Lilla Kizlinger foi eleita a melhor coadjuvante por sua personagem na primeira das sete histórias de Forest - I See You Everywhere: uma jovem de 20 anos que culpa o pai de ser o responsável indireto pela morte da mãe num acidente.

O coreano Hong Sang-soo, cineasta reconhecido e premiado de 60 anos, ficou com o Urso de melhor roteiro pela história cheia de elipses e fantasias de Introduction, exibido no primeiro dia de competição.

Confira abaixo a lista completa de premiados:

Urso de Ouro - Melhor Filme

"Bad Luck Banging or Loony Porn", de Radu Jude (Romênia)

Urso de Prata - Grande Prêmio do Júri

"Wheel of Fortune and Fantasy", de Ryusuke Hamaguchi (Japão)

Urso de Prata - Prêmio do Júri

"Mr Bachmann and His Class", de Maria Speth (Alemanha)

Melhor Direção

Dénes Nagy, por "Natural Light" (Hungria)

Melhor Intérprete

Maren Eggert, por "I`m Your Man" (Alemanha)

Melhor Intérprete Coadjuvante

Lilla Kizlinger, por "Forrest: I See You Everywhere" (Hungria)

Melhor Roteiro

Hong Sangsoo, por "Introduction" (Coreia do Sul)

Melhor Contribuição Artística

Yibran Asuad, pela edição de "A Cop Movie" (México)

Melhor Filme da Seção Panorama

"We" (França)

Prêmio do Júri da Seção Panorama

"Taste" (Vietnã)

Menção Especial da Seção Panorama

"Rock Bottom River" (EUA)

Melhor Direção da Seção Panorama

Ramon & Silvan Zürcher, por "The Girl and the Spider" (Suíça)

Denis Côté, por "Social Hygiene" (Canadá)