Jornal da Mostra

07 de abril de 2010

ERROL MORRIS FINALIZA SEU NOVO DOCUMENTÁRIO, “TABLOID”

Juri da 44ª Mostra
Juri da 44ª Mostra Documento sem título
Um dos melhores documentaristas americanos da atualidade, Errol Morris finaliza seu novo filme. Intitulado Tabloid, faz um ataque ao jornalismo sensacionalista e de celebridades, contando entre outras a história da americana Joyce McKinney. Em 1977, ela ocupou a primeira página de jornais britânicos e americanos, acusada de sequestrar e violentar sexualmente um missionário mórmon em Londres.  
 
O massacre midiático sofrido por Joyce teria influenciado negativamente a decisão da Justiça britânica, antes que a condenação fosse anulada por falta de provas. Morris vai abordar também o efeito irônico do caso: há alguns anos, Joyce ressurgiu nos veículos sensacionalistas por ter supostamente clonado seu cachorro na Coreia (!). 
 
Desde os anos 80, Morris inova o gênero documentário com temas incomuns, técnicas originais de entrevista e uma mise en scène que bebe na fonte dos filmes de ficção. Em 2003, a 27ª Mostra exibiu Sob a Névoa da Guerra, vencedor do Oscar de documentário, um retrato do todo poderoso ex-secretário de Defesa dos EUA Robert McNamara. Em 2008, na 32ª Mostra, foi a vez de Procedimento Operacional Padrão, sobre a história da célebre foto de prisioneiros iraquianos na prisão de Abu Ghraib, vencedor do Urso de Prata em Berlim. 
 
Veja o trailer de Sob a Névoa da Guerra 
 
 
 
Veja o trailer de Procedimento Operacional Padrão