18 de outubro de 2023
O cinema tem a capacidade de nos emocionar com histórias fantásticas - mas também escancara realidades na tela grande. Entre os 370 filmes exibidos pela 47ª Mostra, 90 são documentários.
A seleção conta com curtas e longas-metragens, vindos de diversos países ,que abordam diferentes culturas, a preservação do meio ambiente, conflitos geopolíticos atuais - como a guerra na Ucrânia -, e personalidades históricas de diferentes áreas (a exemplo dos cineastas Nelson Pereira dos Santos e Luis Ospina e do músico Lô Borges), entre outros temas.
Também será apresentado o novo documentário de Errol Morris, "O Túnel de Pombos", e uma retrospectiva dos filmes de Sylvain George. Os dois cineastas serão homenageados com o Prêmio Humanidade.
Há, ainda, documentários premiados em festivais pelo mundo. É o caso, por exemplo, de “No Adamant” (Urso de Ouro no Festival de Berlim), “O Espectro do Boko Haram” (Tigre de melhor filme no Festival de Roterdã) e “Fotofobia” (prêmio Label Europa Cinemas, da Jornada dos Autores, do Festival de Veneza.).
Clique aqui e confira a lista completa de documentários exibidos na 47ª Mostra.