Sobre o filme
Na histórica noite de 9 de novembro de 1989, queda do Muro de Berlim, Hermann Simon e Clarissa Lichtblau reencontram-se por mero acaso. Cercados pela euforia das comemorações na Porta de Brandenburgo, marco da Berlim dividida e agora tomada por alemães dos dois lados, os ex-namorados abraçam-se. Há muitos anos sem se ver, colocam em dia os acontecimentos. Hermann tornou-se um maestro conhecido e Clarissa, uma respeitada cantora. Mas, no final de contas, levaram uma vida solitária longe um do outro, sempre em viagens de trabalho e sem tempo para formar relacionamentos estáveis. Num quarto de hotel, eles fazem amor, enquanto a televisão transmite as cenas de confraternização da Alemanha reunificada.
Dirigem, depois, pela estrada agora aberta em qualquer direção. Hermann adormece no banco do passageiro. Quando acorda, descobre que Clarissa o levou de volta à sua terra natal, Schabbach, que deixou para trás rumo a Munique, onde pensou realizar seus sonhos artísticos. Será a oportunidade de rever seus irmãos, Ernst e Anton, que permaneceram ali. Bem perto, numa encosta coberta de vinhas, fica a casa dos sonhos de Clarissa. É a casa Günderodde, antiga residência da poetisa romântica Caroline von Günderodde, onde agora a cantora quer viver com ele. Deixando de lado sua reserva inicial, Hermann concorda. E o novo casal contrata operários para começar a reforma de seu futuro lar, que está em ruínas.
Título original: Heimat 3.1 - Das Glückslichste Volk Der Welt
Ano: 2004
Duração: 109 minutos
País: Alemanha
Cor: Colorido e preto e branco
Direção: EDGAR REITZ
Roteiro: Edgar Reitz Thomas Brussig
Fotografia: Thomas Mauch (1 a 4), Christian Reitz (5 e 6)
Elenco: Henry Arnold, Salome Kammer, Michael Kausch, Matthias Kniesbeck, Christian Leonard, Constance Wetzel, Nicola Schössler, Uwe Steimle, Tom Quaas, Larissa Iwlewa, Peter Schneider, Heiko Senst, Julia Prochnow, Karen Hempel, Peter Götz
Produtor: Robert Busch