Homenagens

PRÊMIO HUMANIDADE - FREDERICK WISEMAN

A GRANDEZA DO BANAL

Um dos mais importantes e autênticos realizadores em atividade no mundo, Frederick Wiseman vem se dedicando ao cinema documental há mais de cinco décadas. Em City Hall (2020), que será exibido pela 44ª Mostra, Wiseman, de 90 anos, volta ao grande tema de sua trajetória: as instituições sociais e sua relação com as cidades e comunidades. 

No novo filme, o diretor faz um mergulho na prefeitura de Boston para construir um ensaio visual sobre os sentidos da democracia. O prefeito da cidade, Marty Walsh, é um defensor do meio ambiente, dos direitos dos imigrantes e da igualdade de gênero. Os funcionários, por sua vez, mantêm aquilo que poderíamos chamar, de forma genérica e, ao mesmo tempo, precisa, de “espírito público”. 

Como muitos outros trabalhos de Wiseman, City Hall nos ajuda a compreender a nação norte-americana a partir de um olhar único sobre o cotidiano e sobre os seres humanos que  ocupam as instituições.

De família judia, Wiseman nasceu em Boston, em 1930. Depois de servir o exército, mudou-se para Paris, onde viveu durante alguns anos. Ao retornar para os Estados Unidos, deu aulas de direito antes de assumir sua vocação cinematográfica.

A estreia de Wiseman no cinema se deu na produção em 1963. Mas não demorou para que logo pegasse a câmera e fosse investigar seu país. Seu primeiro documentário, Titicut Follies (1967), retrata os pacientes do Bridgewater State Hospital, instituição para presos com doenças mentais. A obra pode ser entendida como uma carta de intenções para o que marcaria a carreira  de Wiseman, tanto no que diz respeito ao objeto de seus filmes quanto ao estilo do registro e da encenação.

Ainda que o próprio Wiseman não goste de ser definido a partir dos conceitos de cinema observacional ou cinéma vérité, é fato que Titicut Follies foi um precursor de um certo modo da câmera se relacionar com o que está sendo filmado. Os ecos da estreia de Wiseman reverberaram não só no que veio imediatamente após o filme, mas naquilo que é produzido até hoje. 

E o que Wiseman vem fazendo desde então é construir uma radiografia institucional dos Estados Unidos. Sua câmera  entrou em escolas, bibliotecas, universidades, locais públicos, órgãos governamentais, zoológicos, academias de boxe e mais uma infinidade de lugares que povoam a rotina e o  imaginário cotidiano. 

Há, em sua obra, a construção consciente de uma filmografia como ideia de registro, de mapeamento dos símbolos que nos rodeiam e demarcam certa identidade contemporânea. 

Nesse processo, o cineasta se volta, de forma arguta a paciente, aos gestos humanos que habitam cada um dos mundos onde se passam seus filmes. Seu interesse não está nesses locais como totens institucionais ou burocráticos, mas nas pessoas que os ocupam. E a descoberta do humano pode se dar tanto por meio da fala quanto por meio de semblantes, gestos e movimentos.

A câmera de Wiseman, meticulosa e paciente, que aparenta jamais intervir no que se passa à sua frente, sabe captar a grandeza do agora e do aparentemente banal. Os 48 documentários que fez até hoje, muitos para o cinema e outros tantos também para a televisão pública norte-americana, foram premiados nos principais festivais de cinema do mundo e lhe renderam um Oscar honorário pela carreira em 2017.

Este ano, além de exibir City Hall, a Mostra entrega a Wiseman o Prêmio Humanidade por toda a sua contribuição para o cinema e para a nossa compreensão da contemporaneidade.