Fórum

IV FÓRUM MOSTRA

Neste ano de 2020, o Fórum Mostra chega à quarta edição e, seguindo os protocolos sanitários decorrentes da Covid-19, acontece de forma virtual. O IV Fórum Mostra tornou-se, no processo de adequação ao novo contexto, mais enxuto e mais internacionalizado.

Habitualmente realizados no auditório do Itaú Cultural, os debates, este ano, serão transmitidos pelas plataformas do Itaú Cultural e da Mostra. A programação central se dividirá em três dias —de 28 de outubro a 30 de outubro.

Num ano como este, no qual os cinemas foram fechados, os sets interrompidos e, ao mesmo tempo, o consumo audiovisual explodiu, o IV Fórum procura contribuir para a reflexão sobre o atual momento e o futuro dessa atividade que, apesar de todos os desafios impostos pela pandemia, se mostra mais viva que nunca.

Entre os temas que o Fórum vai abrigar está a questão da memória e da preservação audiovisual. Neste momento em 
que a Cinemateca Brasileira se vê ameaçada pela maior crise institucional da sua história, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo entrega o Prêmio Humanidade aos funcionários da instituição e procura refletir sobre quais são hoje os desafios e as possibilidades de uma cinemateca.

Outra discussão proposta pelo IV Fórum é sobre as “novas formas de ver”. Na década de 1950, o crítico francês André Bazin, num livro que se tornou central, perguntou, já no título, “o que é o cinema?”. Com o crescimento acelerado do streaming e o fechamento provisório das salas em decorrência da pandemia, as respostas para essa pergunta ganharam novas variações.

As mudanças nos hábitos de consumo durante o isolamento social,  cancelamento de festivais e o fechamento dos sets obrigaram a cadeia do audiovisual a se reinventar. Que cara terá e como será visto o cinema no futuro? O que o comportamento do público, durante a Covid-19, ensinou aos profissionais do setor? Como se dará a relação entre o streaming e as salas?

O retorno aos sets do Brasil é mais um dos aspectos a ser abordado pelo Fórum, a partir das experiências concretas de quem decidiu retomar as filmagens este ano e se viu às voltas com a presença de enfermeiros e biomédicos nos sets, com testes de Covid-19 e alterações nos roteiros.

Por fim, a importância dos apoios públicos para a produção local —colocada em foco pelo Fórum Mostra desde a primeira edição— voltará a ser debatida, tendo como ponto de partida a crise pela qual passa a Agência Nacional do Cinema (Ancine).

DA PALAVRA PARA A IMAGEM

O IV Fórum abriga, mais uma vez, o evento Da Palavra à Imagem, um pitching que procura apresentar, para produtores de cinema, livros que podem ser transformados em filmes ou séries.

Este ano, os encontros acontecerão de forma virtual ao longo dos três dias do Fórum e terão como foco o tema Narrativas Brasileiras. A ideia é que os autores de obras de ficção e não ficção conversem com editores e, a partir dessa troca, revelem detalhes e potencialidades de seus trabalhos.

Da Palavra à Imagem tem a curadoria de Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um, e a coordenação da produtora Denise Gomes.